Professores

Ciências
Livro: A promessa do Girino
Jeanne Willis e Tony Ross
Editora Ática

Esse livro relata a história de amor entre uma lagarta e um girino que prometeram um ao outro que nunca mudariam. Mas, será que é possível desvencilhar-se das mudanças que o tempo traz? Infelizmente, a natureza atrapalhou a promessa do girino, o que decepcionou muito sua amada lagarta. E como todos estamos em constante evolução, o momento da lagarta também chegou, realizando um surpreendente final para essa história.

Essa emocionante história transmite ao leitor uma bela mensagem – a aceitação das mudanças ocorridas ao longo de nossas vidas e o respeito às diferenças.

Experiência: As drosófilas

Material

1 vidro de boca larga
1 gaze
1 elástico
1 banana bem madura amassada

1º passo – Amasse a banana dentro do vidro e observe o aparecimentos das drosófilas.

2º passo – assim que as mosquinhas descobrirem o banquete que voc~e preparou para elas, é hora de fechar a boca do vidro com a gaze e o elástico, para que não saiam e assim possam se reproduzir.

3º passo – Observe por aproximadamente 15 dias. Nesse tempo, surgirá algumas larvas brancas , essas transformar-se-ão em drosófilas, as famosas moscas-de-frutas.

As crianças divertem-se muito com essas experiências, por meio dessa atividade pode – se solicitar relatórios explicativos da experiência, desde o uso do material até sua observação e conclusão. É possível que esse relatório seja avaliado por escrito, oralmente e através de desenhos, visando uma avaliação ampla.

Conteúdos relacionados:
Cadeia Alimentar
Metamorfose
Meio Ambiente
Site:
Você encontrará essa experiência utilizando outros materiais, vale a pena verificar.